O que o Marketing Digital faz na hora de fidelizar clientes?

À medida que as redes sociais vão se tornando cada vez mais relevantes e presentes no cotidiano das pessoas, vão mudando também as maneiras que os consumidores encontram para se relacionarem com as marcas. É cada vez mais nítido o quanto os clientes influenciam uns aos outros com opiniões, críticas e experiências.

Hoje, não basta ter uma conta no Facebook, outra no Instagram e fazer Stories todos os dias. Você precisa atrair e reter a atenção de seu público, de encantá-lo e cativá-lo continuamente. É utilizando as ferramentas e estratégias que o Marketing Digital oferece que as marcas conseguem não apenas conquistar novos clientes, mas fidelizar os que já tem.

É muito mais barato manter os consumidores que já conhecem seus produtos ou serviços do que tentar prospectar novos. “Captar novos clientes custa, em média, de 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes”, é o que diz Philip Kotler, conhecido como o Pai do Marketing Moderno.

Focar os esforços em proporcionar a melhor experiência possível para seus clientes é um caminho necessário a se percorrer quanto o assunto é fazer seu negócio prosperar. Uma experiência positiva passa por todas as etapas do relacionamento entre uma empresa e um cliente, desde o primeiro contato através de um site bem construído, atrativo e intuitivo, passando por posts em redes sociais com temas interessantes para o tipo de público que você quer atingir, ou mesmo por um blog com artigos que respondem às principais dúvidas de quem consome seu produto, até chegar a um bom atendimento no pós-venda através de chats, por exemplo.

A Netflix dá excelentes exemplos sobre o uso do Marketing Digital para fidelização de clientes. O serviço de streaming não divulga números oficiais, mas uma das estimativas mais recentes dão conta de que a empresa tem mais de 12,5 milhões de assinantes só no Brasil. As estratégias são diversas e vão desde um site que tem como mensagem principal “Grátis por 30 dias”, passando por bate-papos interessantes com outras marcas nas redes sociais que acabam viralizando, até chegar ao atendimento a um usuário fã de Star Trek com o mesmo tipo de linguagem usada na série. São ações como essas que cativam, aproximam e fidelizam clientes que se sentem mais satisfeitos durante toda a experiência com a marca.

Alguém que se surpreende com um atendimento extraordinário tende a compartilhar isso em suas redes sociais. Além disso, já sabemos que as pessoas têm interesse em saber o que seus amigos acham sobre um produto ou serviço antes de adquiri-lo. É aí que as marcas ganham ainda mais pontos: cativando consumidores que advogam a favor delas e que influenciam outras pessoas a também virarem clientes. Ou seja, ter um consumidor fiel é sem dúvidas uma grande vantagem, e o Marketing Digital propõe diversas maneiras de chegar a esse resultado tão importante.

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